

Master-Class com Renato Figueiredo
O propósito se consolidou como uma máxima na construção de marca.
Nesta conversa, Renato vai expor os riscos de se focar exclusivamente no propósito ao desenvolver estratégias de marca, discutindo seus efeitos tanto para a sociedade quanto para os negócios, num aspecto que denominou “Armadilhas do Propósito”.
Será explorado também o “Legado do Propósito” para o branding, os negócios e a sociedade, apontando possíveis futuros para essa abordagem de marca e o papel dos negócios na sociedade contemporânea.
Clique aqui para fazer sua inscrição gratuita (as vagas são limitadas!).
Dia 27/03/24, quarta-feira, das 18h30 às 19h30.
Os legados do propósito
"O propósito colocou no centro dos debates corporativos temas voltados para maior igualdade, justiça e respeito às diferenças individuais na sociedade.
O mesmo contexto que o impulsionou também revelou diversos absurdos praticados por grandes corporações ao redor do mundo, estabelecendo-se como um mecanismo de vigilância constante contra posturas cada vez menos aceitas.
Ao analisar os 'legados do Propósito', compreendemos sua importância crucial não apenas para o desenvolvimento da cultura do Branding, mas também para a evolução do pensamento estratégico.", como afirma Renato.


As armadilhas do propósito
Quando a intenção não condiz com a prática: ao longo de toda sua jornada profissional, e tendo discutido sobre propósito com empresas das mais diversos segmentos e tamanhos, Renato pode reunir algumas das armadilhas clássicas em que muitas organizações podem cair ao lidarem com um propósito, desde uma contradição essencial, uma temporalidade finita, um desejo muito além das possibilidades da empresa, ou até aspectos mais complexos como o Sequestro de causas.


Indo além do propósito:
Além de sua carreira profissional e acadêmica, Renato realizou também uma vasta pesquisa sobre o que já se pensou sobre branding e estratégia de marca, assim como realizou a análise de diversos casos de marcas nacionais e internacionais, para estabelecer o que chamou dos "três fundamentos das marcas":
A REPUTAÇÃO: como o aspecto mais concreto pelo qual uma marca é lembrada, e como o direcionamento estratégico pelo qual ela pode ganhar tração dentro dos atributos mais desejados de uma categoria ou arena.
O ESTILO: como o traço mais particular e atrativo que uma marca pode criar para as pessoas, e como uma maneira inequívoca de revelar os valores por trás de uma corporação.
A IDEIA: como o traço mais racional da proposta de valor de uma marca dentro de uma categoria ou sociedade, que pode, ou não, ser um propósito.


Durante sua carreira de mais de 15 anos como estrategista, Renato Figueiredo atuou nas principais consultorias de marca e design do país. Nelas, conduziu mais de 50 projetos de branding para grandes líderes nacionais, como Grupo Pão de Açúcar, BR Petrobras, Claro, Vigor, Via Varejo, Piccadilly, Catho, e muitas outras.
É mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, e graduado em Publicidade e Propaganda pela mesma universidade. É fundador da iAZ, seu escritório de Estratégia de Marca a partir do qual aplica a metodologia apresentada neste livro.

