

A declaração de um Propósito se tornou uma espécie de milagre do business contemporâneo: parece que basta ter um para sua marca ser bem posicionada, e seu negócio estar em dia.
Mas não é bem assim. A quantidade de marcas fortes não aumentou na mesma proporção do número de empresas que declaram seus propósitos. Muito menos o mundo se tornou um lugar melhor: os índices de desigualdade social e destruição do meio ambiente só aumentam.
“A Marca Além do Propósito” mostra como marcas podem estar se desviando de gerar mais resultados ao olharem fixamente para um ponto só, o tão falado propósito. O autor junta anos de prática no mercado a um forte background acadêmico para apresentar uma lúcida visão de como as marcas realmente se constroem no tempo, a partir da Reputação, do Estilo e da Ideia, que juntos formam a plataforma R.E.I.
Repleto de exemplos e análises de marcas reais, Renato apresenta os 6 Arquétipos Estratégicos da construção de marca, e uma visão de que apenas a partir de uma postura menos pretensiosa as marcas poderão ter resultados mais expressivos para seus negócios, para as pessoas e para o mundo do qual todos dependemos.
A Reputação, o Estilo e a Ideia na Construção de Marcas R.E.I
A Marca Além do Propósito
Garanta já o seu exemplar!
O livro "A Marca Além do Propósito" já está na gráfica, e tem tiragem limitada. Garantindo seu exemplar na pré-venda, você contribuiu para o sucesso do livro e recebe o livro em primeira mão!
Páginas: 192.
Editora: Labrador.
Ano de publicação: 2024.



"Com esse seu novo livro, Renato torna pública a metodologia que criou para a compreensão relevante das distintas dimensões das marcas."
Giovanni Vannuchi,
Partner, Head Executive e Creative Director da TABA HUB
Fundador Oz Estratégia + Design
"Num momento histórico em que o propósito das marcas se tornou o grande assunto no marketing e na estratégia das empresas, Renato Figueiredo traz uma abordagem nova e fresca, questionando o senso comum e as verdades da nossa época por meio de um olhar minucioso, inteligente e estimulante".
Suzana Ivamoto
CEO e CO-FOUNDER Playground Lab Design
"Uma contribuição valiosa para o enriquecimento do debate sobre onde estamos e em que direção seguir para honrarmos nossa herança cultural e histórica, e deixarmos nossa marca, para além de mercadorias, como uma real contribuição para a cultura e as novas gerações".
Ronald Kapaz
CSO e CO-FOUNDER Playground Lab Design
Fundador Oz Estratégia + Design
“A provocação de Renato é muito bem vinda, e é conduzida de maneira consistente por sua sugestão de colocar o foco da marca nos temas da Reputação, do Estilo e da Ideia."
Luciano Deos
Founder e CEO do GAD.
"A marca além do propósito reúne o que há de melhor em uma obra, conhecimento aprofundado, articulado e crítico, experiência prática e inspiração. Um texto que já nasce referência para os alunos que querem compreender os meandros dos propósitos das marcas e para os gestores que se veem pressionados com os modismos mercadológicos, mas que não se limitam a aderir a eles, mas refletir com competência e sentido social”.
Clotilde Perez
Professora Titular de Semiótica ECA USP.










Master-class "Por que ir Além do Propósito", com Renato Figueiredo.
(Em breve!)
Inscrição gratuita, com vagas limitadas.
Registre seu interesse e garanta sua vaga!
Logo enviaremos novas informações.
Não enviaremos mensagens indesejadas, nem comercializaremos seus dados.
Dúvidas? renato@alemdoproposito.com.br
Durante sua carreira de mais de 15 anos como estrategista, Renato Figueiredo atuou nas principais consultorias de marca e design do país. Nelas, conduziu mais de 50 projetos de branding para grandes líderes nacionais, como Grupo Pão de Açúcar, BR Petrobras, Claro, Vigor, Via Varejo, Piccadilly, Catho, e muitas outras.
É graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo, e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma universidade.
É fundador da iAZ, seu escritório de Estratégia de Marca a partir do qual aplica a metodologia apresentada neste livro.


Sobre o autor:
Renato Figueiredo


Por que construir Reputação, Estilo e Ideia para sua marca?
Essa tríade, segundo Renato Figueiredo, compõe os pilares fundamentais da construção de marcas fortes.
A Reputação é construída a partir da entrega de aspectos mais concretos e desejados em uma categoria, e, embora possa contar com interessantes estratégias mesmo para marcas novas, nem sempre é fácil de ser construída em mercados já estabelecidos. É aí que Estilo e Ideia entram com um papel estratégico fundamental, sendo capazes de lançar marcas pouco conhecidas, através do estabelecimento de uma personalidade única, como o caso das marcas de Estilo, ou de uma nova proposta de valor nas marcas de Ideia.
Além de analisar de maneira profunda e repleta de exemplos de marcas amplamente conhecidas, o autor estabelece também as diferentes interações entre a Reputação, o Estilo e a Ideia na história estratégica de marcas com diferentes desafios, momentos e capacidades.
O livro é, sem dúvida, um manual fundamental para um aprofundamento e evolução de quem quer construir uma Estratégia de Marca eficiente, seja para a marca que administra, ou para seus clientes.